O ‘Grupo de Usuário’ é o conjunto de permissões que cada equipe de colaboradores terá no sistema, nele configuramos quem acessa ao que dentro de cada rotina do sistema.
Essa ação é realizada a partir da rotina ’26 – Grupos de usuários’. Ao acessar, vá até a opção ‘Novo’.
No campo ‘Descrição’, defina o nome do grupo que está sendo criado, esse é o nome que aparecerá na hora de relacionar os respectivos usuários.
Nessa tela ainda é possível restringir períodos de acesso para o grupo, por exemplo: O Grupo COMERCIAL só deverá ter acesso ao sistema durante a semana no período de 08:00 as 20:00, após esse horário o acesso não será permitido. Para isso preencha os campos conforme o modelo. Será apresentada uma mensagem informativa ao usuário que tentar acessar o sistema fora do período liberado.
Clique com o botão direito no grupo criado e vá na opção ‘Autorização’. Como pode ser visto no demonstrativo:
Serão listadas todas as rotinas disponíveis no sistema para que você defina quais rotinas poderão ser vistas e dentro delas quais ações poderão ser executas por determinado Grupo.
- Rotinas
Após acessar as autorizações, pesquisa pela rotina desejada para começar a cadastrar as permissões para o grupo.
Ao marcar a rotina conforme demostrado abaixo, você a torna disponível para os usuários desse grupo. Para dizer quais ações poderão ser realizadas dentro dessa rotina clique símbolo do lápis azul e selecione as em que o usuário deverá ter acesso.
Repita a ação para todas as rotinas que o grupo terá autorização.
- Relatório
Nessa aba você poderá definir quais relatórios poderão ser acessados por esse grupo de usuários, basta selecioná-los.
- Usuários
Nessa aba serão apresentados todos os usuários que fazem parte deste grupo.
Para alterar os acessos de um grupo de usuário existente, clique com o botão direito e selecione a opção ‘Autorização’.