A gestão de cobrança é uma maneira eficiente de organizar, controlar e gerenciar as cobranças realizadas internamente, através da criação e gestão de carteiras.
As carteiras são agrupamento de contratos que possuem, ou não, alguma semelhança entre si, podendo ser o bairro, a quantidade de valores em aberto, a forma de pagamento e etc.
É possível também, criar carteiras com contratos que não possuem semelhanças, e vincular várias carteiras com características totalmente diferentes à um mesmo cobrador.
A criação de carteiras, é realizado pela rotina ‘208 – Gestão de cobrança’ acesse a rotina, vá até a opção ‘Novo’ para começar a configurar uma carteira.
- Coordenação da Carteira
Preencha o campo ‘Descrição’ com o nome da carteira, será o nome que o cobrador irá visualizar, no momento de escolher qual utilizará naquele momento.
O campo ‘Responsável p/ Carteira’ é onde se escolhe qual usuário será vinculada a carteira.
Ainda na mesma aba, determine qual será a data de início e expiração da carteira.
OBS:
Ao finalizar, avance para a próxima aba utilizando o botão ‘Avançar’.
- Clientes
Nessa aba é onde se configura quais clientes serão vinculados a essa carteira. Vá até a opção ‘Novo’ para começar.
Na nova janela, será apresentada várias opções de filtragem, sendo elas:
-
- Vinculados – Marque a opção para que seja exibido contratos que já foram vinculados anteriormente em outras carteiras.
- Contrato – Marque essa opção para adicionar contratos específicos.
- Posição de Cobrança – Marque essa opção para que seja filtrado contratos por quantidade de parcelas vencidas.
- Cobrança – Marque essa opção para que seja filtrado contratos por forma de pagamento.
- Situação – Marque essa opção para que sejam filtrado contratos com a situação determinada.
- Cobrador – Marque essa opção para que sejam filtrado contratos que possuam o cobrador selecionado como padrão.
- Vendedor – Marque essa opção para que seja filtrado contratos que possuam o vendedor selecionado como padrão.
- Cidade – Marque essa opção para que seja exibido contratos que possuam a cidade selecionada no endereço de cobrança
- Bairro – Marque essa opção para que seja exibido contratos que possuam o bairro selecionado no endereço de cobrança
- Período – Marque essa opção para que seja exibido contratos que foram criados dentro das datas determinadas.
Após configurar todo filtro, vá até a opção ‘Pesquisar’ para que seja exibido todos os contratos que se adequem as filtragens.
Marque todos os contratos que serão adicionados a carteira, ao concluir, vá até a opção ‘Vincular’
Caso queira adicionar mais contratos, refaça as ações.
Ao finalizar, vá em ‘Concluir’
- Gestão
Na grid de carteiras, por padrão, são apresentadas as carteiras, que estão com suas datas iniciais, ou finais, do início do mês até a data atual.
Ao acessar a aba ‘Clientes’ de uma carteira já em andamento, é possível visualizar a atualização, em tempo real, das informações:
Status
- Pendente – Nenhum valor ainda recebido após a inclusão do contrato na carteira.
- Finalizado – Algum valor recebido após a inclusão do contrato na carteira
Status de cobrança
- Ligação Agendada – O cobrador agendou uma ligação com o cliente, nenhum valor recebido.
- Negociação Rejeitada – O cobrador marcou o contrato como ‘Negociação rejeitada’
- Negociação realizada no prazo – A data de negociação é antes da data da data de expiração da carteira.
- Negociação realizada depois do prazo – A data de negociação é após a data da data de expiração da carteira.
- Negociação cancelada – O cobrador cancelou a negociação.
- Expirado – A data de negociação venceu e o valor não foi recebido.
- Pagamento fora da negociação – O cliente pagou sem ter previamente negociado.
- Pagamento dentro da negociação – O cliente pagou após a negociação do cobrador.
- Estorno do pagamento – O valor recebido foi estornado.
- À negociar – Há valores a negociar.
- Contrato cancelado ou suspenso de pagamento – Contrato foi cancelado, ou suspenso, após a inclusão na carteira.
- Cobrança bonificada – O valor foi recebido em um caixa de bonificação, ou o tipo baixa ‘Dação’
Os status de cobrança são alterados caso aconteça alguma ação após a inclusão na carteira, e não o histórico do contrato.
Por exemplo:
- O cliente pagou o valor do mês vigente antes do gestor incluir a cobrança na carteira, o cobrador irá visualizar o contrato sem valores a receber, mas com o status de cobrança ‘A negociar’, dando a ideia de que ainda existe valores em aberto.
- O cliente está com mais de um valor em aberto, porém, o cobrador conseguiu negociar e o cliente efetuou o pagamento de somente uma. O status de cobrança será ‘Pagamento dentro da negociação’ porém ainda restará valores em aberto.
As demais colunas, permanecem as mesmas do momento que foi incluído na carteira.