Os dados de Cobrança de um contrato incluem o dia de vencimento das mensalidades, a forma de cobrança, o Cliente responsável pelo pagamento, eventuais descontos e até mesmo o CPF do titular do contrato. É importante destacar que qualquer alteração nos dados de cobrança afetam todas as parcelas futuras do contrato, por isso requerem uma permissão especial para serem realizadas.
A Cobrança é a maneira como o cliente realiza o pagamento das mensalidades. Existem diferentes opções de formas de cobrança, como boleto, cartão de crédito recorrente, carnê e cobrador/recebedor.
O Dia Melhor para Pagamento é a data de vencimento das parcelas do contrato
O Cliente responsável pelo pagamento é a pessoa ou empresa (no caso de planos empresariais) para quem as cobranças serão emitidas.
Exemplo 1: Sua empresa tem parceria com uma usina e os funcionários dessa usina tem um contrato no nome deles, porém quem faz o pagamento das mensalidades é a Usina, então, a usina é o cliente responsável pelo pagamento do contrato. Quando a gente informa a usina como cliente pelo pagamento as cobranças (seja boleto, carnê…) serão geradas para a usina. Isso é o que a gente por aqui chama de Plano Empresarial ou convênio Plano – Empresa.
Exemplo 2: Minha mãe tem um contrato com a sua empresa, mas quem faz os pagamentos sou eu e quero que os boletos saiam no meu nome, então eu sou o Cliente Responsável pelo pagamento do contrato da minha mãe, mas ela continua sendo a Titular do contrato.
Os campos de Desconto vão reduzir o valor das mensalidades conforme o valor que for informado, é importante ressaltar que o desconto informado será aplicado para TODAS as próximas mensalidades do contrato e só fica disponível se tiver desconto previamente configurado para o plano.
O campo “Bloquear Contato Cobrança” é utilizado quando um contrato está na situação de bloqueio. Essa situação ocorre quando o cliente possui débitos e já foram feitas várias tentativas de cobrança sem sucesso. Isso pode acontecer devido a endereço ou telefone inválido, mudança de endereço do cliente ou quando o cliente informa que não realizará o pagamento.
Quando se chega à conclusão de que não adianta enviar um cobrador ou continuar tentando contato com o cliente, utilizamos a opção “Bloquear Contato Cobrança”. O contrato permanece com pendências, mas é removido das listas de cobrança. Além disso, o cliente bloqueado fica impedido de incluir ou excluir beneficiários, emitir guias de convênio e perder o acesso a equipamentos convalescentes.
O campo de CPF/CNPJ altera os dados do Titular do Contrato, a opção só fica disponível para usuários com permissão especial para alterar CPF.
Agora vamos ver como fazer:
Para alterar os dados de cobrança de um contrato clique com o botão direito sobre o contrato é vá em ‘Alterar Dados Cobrança’, altere as informações necessárias, clique em Alterar e em seguida Confirme.