Rotina 208 – Gestão de cobrança

Tempo estimado de leitura: 3 min

A gestão de cobrança é uma maneira eficiente de organizar, controlar e gerenciar as cobranças realizadas internamente, através da criação e gestão de carteiras.

As carteiras são agrupamento de contratos que possuem, ou não, alguma semelhança entre si, podendo ser o bairro, a quantidade de valores em aberto, a forma de pagamento e etc.

É possível também, criar carteiras com contratos que não possuem semelhanças, e vincular várias carteiras com características totalmente diferentes à um mesmo cobrador.

A criação de carteiras, é realizado pela rotina ‘208 – Gestão de cobrança’ acesse a rotina, vá até a opção ‘Novo’ para começar a configurar uma carteira.

  • Coordenação da Carteira

Preencha o campo ‘Descrição’ com o nome da carteira, será o nome que o cobrador irá visualizar, no momento de escolher qual utilizará naquele momento.

O campo ‘Responsável p/ Carteira’ é onde se escolhe qual usuário será vinculada a carteira.

Ainda na mesma aba, determine qual será a data de início e expiração da carteira.
OBS:

Ao finalizar, avance para a próxima aba utilizando o botão ‘Avançar’.

  • Clientes

Nessa aba é onde se configura quais clientes serão vinculados a essa carteira. Vá até a opção ‘Novo’ para começar.

Na nova janela, será apresentada várias opções de filtragem, sendo elas:

    • Vinculados – Marque a opção para que seja exibido contratos que já foram vinculados anteriormente em outras carteiras.
    • Contrato – Marque essa opção para adicionar contratos específicos.
    • Posição de Cobrança – Marque essa opção para que seja filtrado contratos por quantidade de parcelas vencidas.
    • Cobrança – Marque essa opção para que seja filtrado contratos por forma de pagamento.
    • Situação – Marque essa opção para que sejam filtrado contratos com a situação determinada.
    • Cobrador – Marque essa opção para que sejam filtrado contratos que possuam o cobrador selecionado como padrão.
    • Vendedor – Marque essa opção para que seja filtrado contratos que possuam o vendedor selecionado como padrão.
    • Cidade – Marque essa opção para que seja exibido contratos que possuam a cidade selecionada no endereço de cobrança
    • Bairro – Marque essa opção para que seja exibido contratos que possuam o bairro selecionado no endereço de cobrança
    • Período – Marque essa opção para que seja exibido contratos que foram criados dentro das datas determinadas.

Após configurar todo filtro, vá até a opção ‘Pesquisar’ para que seja exibido todos os contratos que se adequem as filtragens.

Marque todos os contratos que serão adicionados a carteira, ao concluir, vá até a opção ‘Vincular’

Caso queira adicionar mais contratos, refaça as ações.

Ao finalizar, vá em ‘Concluir’

  • Gestão

Na grid de carteiras, por padrão, são apresentadas as carteiras, que estão com suas datas iniciais, ou finais, do início do mês até a data atual.

Ao acessar a aba ‘Clientes’ de uma carteira já em andamento, é possível visualizar a atualização, em tempo real, das informações:

Status 

  • Pendente – Nenhum valor ainda recebido após a inclusão do contrato na carteira.
  • Finalizado – Algum valor recebido após a inclusão do contrato na carteira

Status de cobrança 

  1. Ligação Agendada – O cobrador agendou uma ligação com o cliente, nenhum valor recebido.
  2. Negociação Rejeitada – O cobrador marcou o contrato como ‘Negociação rejeitada’
  3. Negociação realizada no prazo – A data de negociação é antes da data da data de expiração da carteira.
  4. Negociação realizada depois do prazo – A data de negociação é após a data da data de expiração da carteira.
  5. Negociação cancelada – O cobrador cancelou a negociação.
  6. Expirado – A data de negociação venceu e o valor não foi recebido.
  7. Pagamento fora da negociação – O cliente pagou sem ter previamente negociado.
  8. Pagamento dentro da negociação – O cliente pagou após a negociação do cobrador.
  9. Estorno do pagamento – O valor recebido foi estornado.
  10. À negociar – Há valores a negociar.
  11. Contrato cancelado ou suspenso de pagamento – Contrato  foi cancelado, ou suspenso, após a inclusão na carteira.
  12. Cobrança bonificada – O valor foi recebido em um caixa de bonificação, ou o tipo baixa ‘Dação’

Os status de cobrança são alterados caso aconteça alguma ação após a inclusão na carteira, e não o histórico do contrato.
Por exemplo:

  • O cliente pagou o valor do mês vigente antes do gestor incluir a cobrança na carteira, o cobrador irá visualizar o contrato sem valores a receber, mas com o status de cobrança ‘A negociar’, dando a ideia de que ainda existe valores em aberto.
  • O cliente está com mais de um valor em aberto, porém, o cobrador conseguiu negociar e o cliente efetuou o pagamento de somente uma. O status de cobrança será ‘Pagamento dentro da negociação’ porém ainda restará valores em aberto.

As demais colunas, permanecem as mesmas do momento que foi incluído na carteira.

 

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