Rotina 6 – Cadastro de Empresas

Tempo estimado de leitura: 2 min

O cadastro das empresas é o ponto de partida para a configuração e uso do sistema e é feito na rotina ’06 – Empresas’.

 

Clique em ‘Novo’ para cadastrar uma nova empresa.

 

Na tela de cadastro de empresas, pode ser observado que há abas superiores (Principal, Endereço…) e abas laterais (Principal, Configurações…).

Começaremos a configuração pelas abas laterais, e posteriormente passaremos para as superiores:

  • Principal

Nessa aba, é preenchido informações de reconhecimento da empresa.

Preencha o campo ‘Reg. Tributação’ selecionando a opção que reflete aos regime dos impostos referente a empresa cadastrada.

 

Preencha o campo ‘CNPJ’ com a informação correspondente e para garantir que não haja a duplicação de informações ou aproveitar um cadastro anterior, aplique a busca ‘Interna’.
OBS: A busca ‘Externa’ faz parte de uma futura funcionalidade a ser lançada no sistema.

Ao preencher, serão desbloqueados outros campos,  como ‘Razão social’, ‘Nome fantasia’, ‘Descrição/Apelido’ e etc.
Preencha essas informações de acordo com os dados da empresa.

  • Configurações

Nessa aba, são preenchidas as informações sobre a empresa, bem como parametrizações.

Informe se a empresa que está sendo cadastrada é matriz ou filial, marcando a seleção correspondente.
OBS: Caso a empresa seja uma filial, preencha o campo abaixo selecionando a Matriz (Empresa previamente cadastrada).

 

Os campos ‘Transp. Padrão’, ‘Cliente Padrão’ e ‘Fornecedor Padrão’ refletem cadastros prévios feitos nas respectivas rotinas 145, 22 e 21.

Os demais campos podem ser preenchidos com opções disponíveis por padrão no sistema.

  • Documentos Fiscais

Nessa aba, são configurados as informações a respeito de notas fiscais,

 

como NF-e, NFC-e, NFS-e, MDF-e e CT-e.

No primeiro grupo de configurações, informe as credenciais referente a certificação digital da empresa.

No grupo seguinte, encontra-se as configurações para emissão de notas fiscais, preencha os campos das notas que façam sentido para a empresa que está sendo cadastrada.

  • SPED

Nessa aba, são configurados os dados de SPED das notas fiscais configuradas anteriormente.

  • Financeiro

 

Nessa aba, são configuradas de contas para recebimento e pagamento, incluindo taxas, juros, multas e afins.
Deve ser preenchido de acordo com o combinado entre as duas empresas.

  • Gerencial

Nessa aba, são configuradas as informações de alíquota da empresa, bem como informações de Markup(MKP) e custos.


Após finalizar a configuração das abas laterais, dê início as abas superiores.

  • Endereço

Nessa aba, é configurado o local que está localizado a empresa. Para começar, vá na opção ‘Novo’.

Preencha o campo ‘Tipo do endereço’ com a opção desejada, o padrão seria marcar  ‘Trabalho’.

Em seguida, informe o CEP e as demais informações.

 

Após finalizar, salve as informações.

  • Contato

Nessa aba, são preenchidas as informações de contato a respeito dos funcionários da empresa.

  • Sócio

Nessa aba, são preenchidas os dados sobre cada sócio da empresa.

 

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