Rotina 80 – Cobertura de Planos

Tempo estimado de leitura: 7 min

O cadastro das coberturas de planos é o responsável pelas parametrizações dos tipo de coberturas oferecidas aos clientes como Vigência de Contrato, regra de Inadimplência, Adesão, Carência, Beneficiários, Comissões, Reabilitação de Contratos, Transferência, Portabilidade, Suspensão, Reajustes, Contratos Aditivos e Serviços Funerários, e é feito na rotina 80 – Cobertura de Planos.

Entenda agora como configura a aba ‘Principal’

Principal

Plano / Cobertura

  • Situação do plano
    Define a disponibilidade do plano.
  • TIM/ PLANO
    Com base em opções definidas na rotina ‘335 – Naturezas Financeiras’ define a que tipo de movimento o plano está atrelado.
  • Nome do plano
    Título de identificação do plano.
  • Mês de vencimento da primeira mensalidade
    Define o prazo de geração da primeira parcela da manutenção.
  • Limite dias p/prorrogar a primeira mensalidade
    Prazo limite para estender a data de pagamento da primeira mensalidade com base no mês previsto com base na configuração do campo ‘Mês de vencimento da primeira mensalidade’.
  • Duração do Contrato
    Define se há limite para geração de parcelas: Se houver limite, selecione ‘Prazo Definido’. Se não houver limite, selecione ‘Vitalício’.
  • Qtde. de Parcelas (Se prazo definido)
    Define o limite de parcelas a serem geradas para o contrato, quando configurado como Prazo Definido.
  • Quantidade de Taxas Vigentes (Limite de parcelas de manutenção em aberto disponíveis)
    Define quantas parcelas de manutenção ‘em aberto’ o contrato deve apresentar na aba ‘Financeiro’ na rotina 63.
  • Periodicidade da cobrança (Frequência da parcela de manutenção)
    Define a frequência com que as parcelas de manutenção serão geradas.
  • Manutenção Recalcular Óbito Beneficiário (Recalcular parcelas de manutenção quando houver óbito de agregado?)
    Quando aplicada essa opção, os contratos terão os valores recalculados sem o valor do agregado falecido.
  • Permite desconto taxa (Permitir o usuário aplicar desconto em parcelas de manutenção?)
    Define se os usuários poderão aplicar desconto para o contrato no momento do cadastro ou através da opção “Alterar Dados de Cobrança”.
  • (%) Desconto máximo
    Caso permitido o desconto das parcelas, define o limite de aplicação em percentual (%).
  • Taxa reimpressão boleto
    Informar valor de cobrança em caso de impressão de 2ª via de boleto (Com ou sem prorrogação de prazo). Se não houver cobrança, deixar o preenchimento do campos com valor 0,00 (Zero).

Observação

  • Qtde Suspensões
    Define quantas vezes o contrato poderá ser suspenso
  • Descrição da cobertura

Contrato

Status do contrato

  • Ativo quantidade máxima de taxas/parcelas vencidas
    Define o limite máximo de parcelas em aberto que um contrato ativo pode ter, antes de mudar para inadimplente.
  • Inadimplente a partir de quantas taxas vencidas.
    Define a quantidade mínima de taxas em aberto para que o contrato seja alterado para inadimplente.
  • Pré-cancelados a partir de quantas taxas vencidas
    Define a quantidade mínima de taxas em aberto para que o contrato seja alterado para pré cancelado.
  • Regra vencimento para calcular posição de cobrança (Regra de data para cálculo da posição de cobrança)
    Posição de Cobrança (PC): Indicador que facilita para o usuário a leitura sobre a quantidade de parcelas que o cliente está devendo.
  • Quando Gerar Carência do Contrato? 
    Define na venda o momento em que se inicia a carência do contrato.
  • Prazo Mínimo Dias Carência do Plano 
    Define limite em dias para a redução das carências (Caso esteja em branco considera que a redução não é permitida).
  • Carência funerária 
    Define em dias, o período em que o contrato ficará impossibilitado de receber atendimento funerário, quando for um contrato novo.
  • Carência benefícios 
    Define em dias, o período em que o contrato ficará impossibilitado de utilizar dos benefícios do plano, quando for um contrato novo.
  • Carência funerária Inadimplente para Ativo (dias) 
    Define em dias, o período em que o contrato ficará impossibilitado de receber atendimento funerário, quando o contrato trocar o status de ‘Inadimplente’ para ‘Ativo’.
  • Carência benefício Inadimplente para Ativo (dias) 
    Define em dias, o período em que o contrato ficará impossibilitado de utilizar dos benefícios do plano, quando o contrato trocar o status de ‘Inadimplente’ para ‘Ativo’.
  • Carência funerária Pré-cancelado para Ativo (dias) 
    Define em dias, o período em que o contrato ficará impossibilitado de receber atendimento funerário, quando o contrato trocar o status de ‘Pré Cancelado’ para ‘Ativo’.
  • Carência benefício Pré-cancelado para Ativo (dias) 
    Define em dias, o período em que o contrato ficará impossibilitado de utilizar dos benefícios do plano, quando o contrato trocar o status de ‘Pré Cancelado’ para ‘Ativo’.
  • Carência para Empréstimo/Locação de Materiais Convalescente 
    Define em dias, o período em que o contrato ficará impossibilitado de solicitar empréstimos, ou locação de material convalescente.
  • Fórmula de Comissão
    Define qual será a tabela de comissão vinculada ao plano
    OBS: Tabelas configuradas na rotina ‘100 – Fórmulas de Comissão’

Permite aditivo

  • Carência Regra do Aditivo
    Define qual será a tabela de carência de aditivo vinculada ao plano
    OBS: Tabelas configuradas na rotina ‘512 – Regras de Carência do aditivo’
  • Carência funerária contrato ATIVO
    Define em dias o período de carência do atendimento funerário que os beneficiários receberão após adquirir um aditivo.
  • Carência benefícios contrato ATIVO
    Define em dias o período de carência dos benefícios que os beneficiários receberão após adquirir um aditivo.

Cobrança de Cancelamento do Contrato?

  • Cobrar muita após renovação
    Define se será cobrado multa de cancelamento após a primeira renovação.
      • Cobrança de multa se houver atend. funerário no contrato?
  • Pagar parcelas restantes previstas no contrato
    Ao cancelar um contrato que possui uma atendimento funerário prestado, será necessário quitar todos os valores do contrato.
  • % Multa
    Ao cancelar um contrato que possui um atendimento funerário prestado, será necessário realizar o pagamento de uma multa calculada em cima apenas das parcelas em aberto.
      • Cobrança de multa se não houver atend. funerário no contrato?
  • Pagar parcelas restantes previstas no contrato
    Ao cancelar um contrato que não possui uma atendimento funerário prestado, será necessário quitar todos os valores do contrato.
  • % Multa
    Ao cancelar um contrato que não possui um atendimento funerário prestado, será necessário realizar o pagamento de uma multa calculada em cima apenas das parcelas em aberto.

Permite suspensão?

  • A partir de qts tx venc. 
    Define a quantidade de parcelas mínima para realizar uma negociação.
  • Carência funerária reabilitação (dias)
    Quantidade em dias que os beneficiários ficarão impossibilitados de receber prestação de serviço funerário após uma finalizar a reabilitação.
  • Carência benefício reabilitação (dias)
    Quantidade em dias que os beneficiários ficarão impossibilitados de receber prestação de serviço funerário após uma finalizar a reabilitação.
  • Tipo de Desconto
    Define qual será o possível método de desconto aplicado na reabilitação.
  • Regra Reabilitação
    Define as parametrizações para a possibilidade de aplicação do desconto.

Reajustes

  • Reajustar por aniversário do plano
    Reajuste de valores por data de aniversário do plano.
  • Reajustar por tabela de preço vigente
    Reajuste de valores sempre que a tabela vigente foi alterada.
  • Reajustar por Data de aniversário do contrato
    Reajuste de valores por data de aniversário do contrato.
  • Reajustar por Data de aniversário da primeira parcela de manutenção
    Reajuste de valores por data de aniversário da primeira parcela.
  • Mês do aniversário
    Escolher o mês que os contratos serão reajustados.

Beneficiário/ Cartão do Usuário/ Emissão de Guias

Beneficiário

  • Possui limite de inclusão de beneficiário
    Define se há limite de inclusão de agregados e/ou dependentes.
  • Inclui com até
    Define a quantidade máxima de agregados e/ou dependentes
  • CPF Obrigatório?
    Define se há obrigatoriedade do preenchimento do CPF ao cadastrar um beneficiário.
  • Data nascimento obrigatório?
    Define se há obrigatoriedade do preenchimento da data de nascimento ao cadastrar um beneficiário.
  • Religião Obrigatório
    Define se há obrigatoriedade do preenchimento da religião ao cadastrar um beneficiário.

Cartão de Usuário

  • Cobrar do titular?
    Define se será cobrado do titular o valor pela carteirinha.
  • Cobrar primeira carteirinha dos beneficiários?
    Define se será cobrado dos beneficiários o valor pela carteirinha.
  • Cobrar carteirinha após a primeira emissão?
    Define se o valor da carteirinha será cobrado após a primeira emissão.
  • Cartão do Usuário S/ Vencimento
    Define se a carteirinha terá uma data de validade
  • Vendedor Obrigatório
    Define a obrigatoriedade do preenchimento do vendedor
  • Valor carteirinha
    Define o valor unitário da carteirinha
  • Dias vencimento
    Define a validade da carteirinha (se marcar que terá vencimento)
  • Aceita gerar a partir de?
    Define a partir de quantas parcelas vencidas a carteirinha não pode ser emitida

Permite emissão de guias de convênio?

  • Qtde máxima por mês
    Define a quantidade de guias o cliente poderá emitir por mês, reiniciando a contagem todo primeiro dia do mês.

Transferência/ Portabilidade

Permite transferência?

  • Transferir com até
    Define a quantidade limite de parcelas que ainda permitirão transferência.
  • Cancelar contrato atual e gerar um novo?
    Se manterá o mesmo contrato ao realizar uma transferência
  • Aceita mudança de titularidade?
    Define se o titular poderá ser alterado
  • Transferido sit. inadimplente gerar taxa adesão?
    Define se será gerado uma taxa de adesão ao transferir um contrato anteriormente inadimplente.
  • Transferido com óbito gerar taxa adesão
    Define se será gerado uma taxa de adesão ao transferir um contrato com óbito registrado no contrato.
  • Transferido sit. ativo gerar taxa adesão
    Define se será gerado uma taxa de adesão ao transferir um contrato anteriormente ativo.
  • Transferir Parc. Vencidas para Novo Contrato
    Define se os valores em atraso serão também transferidos para o novo contrato.
  • Transf. a parc. do mês vigente p/ novo contrato?
    Define se a parcela do mês vigente será também transferidos para o novo contrato.
  • Carência funerária transf. contrato INADIMP. (dias)
    Define o período que os beneficiários estarão impossibilitados de solicitar atendimento funerário, caso o contrato esteja anteriormente com status inadimplente.
  • Carência benefício transf. contrato INADIMP. (dias)
    Define o período que os beneficiários estarão impossibilitados de utilizar os benefícios, caso o contrato esteja anteriormente com status inadimplente.
  • Carência funerária transf. contrato ATIVO (dias)
    Define o período que os beneficiários estarão impossibilitados de solicitar atendimento funerário, caso o contrato esteja anteriormente com status ativo.
  • Carência benefício transf. contrato ATIVO (dias)
    Define o período que os beneficiários estarão impossibilitados de utilizar os benefícios, caso o contrato esteja anteriormente com status ativo.

Permite portabilidade?

  • Cobrar taxa de adesão?
    Define se será cobrado a taxa de adesão para contratos cadastrados com portabilidade
  • Tem carência?
    Define a possibilidade, e a o período, de carência para contratos cadastrados com portabilidade
  • Qtde Taxas Aproveitamento
    Define quantas taxas do contrato antigo serão contabilizadas no novo.

OS/ Atendimento ao cliente/ Plano Cemiterial

Ordem de serviço/ Atendimento ao Cliente

  • Gerar taxas após falecimento de algum beneficiário
    Define se será cobrado algum valor ao falecer beneficiário
  • Qtd. de parc. adicionais
    Define a quantidade de taxas serão adicionadas ao falecer beneficiário.
  • Gerar parcelas acumulativas
  • Benef. Solteiro, c/certidão casamento tem cobertura
  • KM Máx.
    Define a distância máxima do translado.
  • (%) Taxa semas
    Define a porcentagem do valor total que será cobrado pela taxa semas
  • Taxa de Serviço da Carência
    Selecione qual será a tabela de valores vinculado ao plano
    OBS: Configurado na rotina ‘511 – Tabela Carência Regressão’
  • Cobertura para taxa de Sepultamento?
    Define se o valor da OS terá a taxa de sepultamento já inclusa
  • Cobertura para taxa de Exumação?
    Define se o valor da OS terá a taxa de exumação já inclusa
  • Cobertura para taxa de Abertura
    Define se o valor da OS terá a taxa de abertura já inclusa
  • Cobertura para taxa de Construção
    Define se o valor da OS terá a taxa de construção já inclusa

Termos/ Modelo de documento

Nessa aba é configurado os termos e relatórios que poderão ser emitidos pelo usuário.

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