Rotina 63 – Renovação de Contratos

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A renovação de contratos é quando contratos com prazo definido são atualizados com novas parcelas e reajuste automático. Em certas empresas, o valor pago em cada período do contrato é igual ao custo de um serviço funerário, mas a duração do contrato varia de acordo com a política da sua empresa, e geralmente é de 1 ou 4 anos.

Nos casos em que a renovação é automática o sistema realiza o processo quando o cliente paga a última parcela, ou um mês antes da data de vencimento do contrato, de acordo com a configuração estabelecida. Essa renovação ocorre de forma praticamente imperceptível para os usuários, e novas parcelas são geradas já com o valor reajustado.

A renovação manual geralmente é executada um mês ou dois meses antes do vencimento do contrato e é a oportunidade de atualizar os dados cadastrais dos clientes, incluir ou atualizar dependentes e entregar o novo carnê.

Independente do tipo de renovação, se houver cobrança de valores de acordo com a faixa etária dos beneficiários, o sistema atualiza esses valores no momento da renovação, por exemplo, se algum agregado faleceu ou mudou de faixa etária durante o período contratual é na renovação esse valor vai ser recalculado.

Você pode verificar a data de vencimento e a última renovação de um contrato na rotina 63 – Contratos. Nessa rotina, também fica registrado se a renovação foi automática ou manual, se houve reajuste ou alguma alteração no valor.

A renovação manual pode ser realizada de duas maneiras:

  1. A partir do vencimento do contrato: Nessa opção, o sistema verifica a data de vencimento atual e calcula o novo vencimento com base no prazo de duração configurado. Se houver reajuste e alteração de valores, eles também serão aplicados. É possível verificar os novos valores no campo “Manutenção Nova”.
  2. A partir da data atual: Nessa opção, o sistema permite que você informe a data a partir da qual o contrato deve ser renovado. Por exemplo, independentemente da data de vencimento do contrato, se você informar que a data de renovação é 01/01/2023 e a duração do contrato for de 12 meses, ele será renovado até 01/02/2024.

Essa opção de renovação também pode ser usada para retomar contratos que estejam com débitos há muito tempo. Para esses casos, podemos utilizar a opção “Cancelar as parcelas em aberto”. Dessa forma, o sistema cancelará os débitos e gerará novas parcelas a partir da nova data.

Agora veremos como realizar a renovação manual:

  1. Clique com o botão direito sobre o contrato que será renovado e selecione a opção “Renovação”.
  2. Ao selecionar a opção “Renovar a partir do Vencimento”, verifique se o novo valor da manutenção está correto. Em caso de dúvida, consulte os “Detalhes da Manutenção”. Se mesmo assim você não tiver certeza de que o novo valor está correto, clique em fechar, confira as informações do contrato e entre em contato com seu gestor ou com nosso suporte.
  3. Na opção “Renovar a partir da data atual”, selecione a data a partir da qual o contrato será renovado e, se necessário, marque a opção “Cancelar as parcelas em aberto”. Observe que essa opção só deve ser marcada se as parcelas vencidas do cliente tiverem sido “perdoadas” ou se houver parcelas futuras que precisam ser canceladas. Verifique a “Nova Manutenção” e, em caso de dúvida, consulte os “Detalhes da Manutenção”. Se mesmo assim você não tiver certeza de que o novo valor está correto, clique em fechar, confira as informações do contrato e entre em contato com seu gestor ou com nosso suporte.

 

 

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