Imagine que as configurações das coberturas são como a espinha dorsal da gestão de contratos. É o momento em que você define e ajusta as regras que vão automatizar os processos e deixar a vida da sua empresa de planos muito mais fácil e fluida!
Agora é a hora de pensar nas suas regras de negócio e preparar o sistema Unypax para atendê-las. Logo você vai perceber que a combinação dos vários ajustes permite que você configure o sistema de acordo com as políticas da sua empresa, seguindo as melhores práticas do mercado. E o melhor de tudo, tudo em um só lugar, para que você tenha uma visão completa da saúde da sua carteira.
Preparados(as)?
O link a seguir te leva para uma jornada de vídeos que vai explicar de forma geral todas as abas e as principais configurações da rotina.
https://loom.com/share/folder/f63bed9ef538432bb14cd60e2843db5b
E a partir da próxima página temos uma descrição detalhada de cada campo da rotina, mas fique tranquilo, se precisar, nossa equipe está à disposição para te auxiliar.
Vamos lá!!
Situação do Plano: Indica a situação do plano para Comercialização, sendo:
- Ativo – Disponível para venda. Permite venda, transferência, cancelamento, reativação
- Ativo e Bloqueado para novos contratos: São planos que não são mais comercializados, porém ainda possuem contratos ativos.
(Contratos de Coberturas nessa situação só permitem a transferência de titular se a cobertura também for transferida, posto que a mudança de titular é equivalente a uma nova venda)
- Inativo – Indica coberturas que não são mais comercializadas e não possuem contratos ativos.
Nome do Plano – Nome que irá identificar a cobertura em todas as outras rotinas
Tipo Cobertura: Contrato assistencial/Funeral ou Contrato Seguro
Nível da Cobertura – 1, 2 e 3 serve para indicar o que é Upgrade ou Downgrade entre as coberturas que você comercializa, sendo as coberturas nível indicadas como as mais ‘top’ e as de nível e como as mais básicas.
Complemento do plano: Complemento ao nome do plano
Mês de vencimento da primeira mensalidade:
- Gerar na data do contrato com vencimento no mês seguinte
- Gerar após o pagamento da última TXA (Caso a adesão seja parcelada)
- Gerar para o mesmo mês do contrato
Obs: No momento do cadastro do contrato o usuário informa a data exata de vencimento da Adesão e Manutenção. a configuração acima é para o que o sistema deve indicar como padrão.
Limite dias p/ prorrogar a primeira mensalidade:
- O usuário define a quantidade de dias limite para que a primeira TXM seja prorrogada
Duração do Contrato:
- Prazo definido são contratos com período de duração e que necessitam de Renovação. Selecionando essa opção será necessário informar o tempo de duração do contrato.
- Vitalício são contratos que não vencem e não precisam ser renovados.
Qtde. de Parcelas – Quantidade de parcelas para contratos com prazo definido. É proporcional à duração do contrato, por exemplo, 4 anos – 48 parcelas. Ao atingir essa quantidade o sistema define o contrato como ‘Vencido’ necessitando de Renovação para que mais parcelas sejam geradas.
Quantidade de Taxas Vigentes – É com base nessa informação que o sistema gera as parcelas do contrato e é a quantidade de parcelas que vai sempre estar gerada no financeiro do contrato. Por exemplo, ao informar 12, sempre que o cliente realizar o pagamento de uma mensalidade, outra será gerada, mantendo sempre 12 taxas pendentes.
Periodicidade da cobrança – De quanto em quanto tempo vence uma taxa
Taxa Reimpressão de Boleto – Informando um valor neste campo, sempre que um boleto for re-impresso será gerada no financeiro do contrato uma TXP a ser paga pelo cliente. Essa taxa é gerada na reimpressão do boleto tanto pela rotina 63 quanto pela 444 e no momento da re-impressão o usuário tem a opção de Não gera a TXP
Regra Arredondamento
1 – Para Mais
2 – Para Menos
3 – Não arredonda
4 – Para valor mais próximo.
A regra de arredondamento é aplicada quando o valor da mensalidade tem centavos ‘quebrados’, por exemplo. Uma mensalidade de 25,00 que passa por um reajuste de 5%, será gerada a parcela de R$26,25.
Na regra de arredondamento para mais essa mensalidade ficará R$27,00.
Na regra de arredondamento para menos ela será R$26,00
Na regra de arredondamento para o valor mais próximo a mensalidade será de R$26,00.
E se a regra for ‘Não arredonda’ o valor de R$26,25 será mantido.
Beneficiário falecido com cobrança extra
Quando Isentar Mensalidade? Após o falecimento de um dependente/Agregado que paga valor extra a mensalidade dele deve ser isenta quando:
1 – Na renovação do contrato – Na renovação o valor será abatido e as novas mensalidades serão geradas.
2 – No mês seguinte – A partir da próxima mensalidade o valor é recalculado.
3 – Após atingir uma quantidade X de parcelas. Nesse caso o usuário deve informar a quantidade de parcelas totais que devem ser pagas após o falecimento do beneficiário. Completando essa quantidade de parcelas o valor das próximas mensalidades será recalculado.
(Para contratos com prazo definido ao falecer um agregado, com ou sem OS, na renovação do contrato as novas mensalidades são geradas sem o valor do agregado.)
Quantidade Mensalidade(s) Paga(s) – Após atingir essa quantidade de parcelas as taxas serão recalculadas.
Por fórmula: Caso a sua regra não seja contemplada entre as opções acima, nossa equipe entra em ação. Contate-nos detalhando sua regra de negócio para que possamos analisar.
Observação
Descrição da cobertura – Campo para detalhamento da cobertura e seus benefícios.
- Reajuste da mensalidade reajusta taxas vencidas e a vencer
- Reajustar por tabela de preço vigente – Os novos valores serão reajustados de acordo com os valores da Tabela de Preço vigente
Para contratos com prazo definido: Renovação de contratos
Atualizar Tabela Preço Venda: Na renovação o sistema olha a tabela de preço ativa e se for o caso aplica o novo valor nas parcelas que serão geradas.
Renovação Automática – Define se o contrato deve ser renovado automaticamente ou se necessita de ação do usuário para renovação:
Tipos de Renovação automática:
1 – Renova o contrato um mês do vencimento
2 – Quando a última parcela do contrato vigente for baixada o sistema realiza a atualização automática deste contrato – OBS: No caso de contratos que tenham a última parcela negociada e transformada em TXR a renovação acontece mesmo que a TXR não tenha sido paga.
Status do Contrato
Ativo quantidade máxima de taxas/parcelas vencidas: Configura a quantidade de parcelas máxima vencida para que o contrato mantenha a situação ‘Ativo’
Inadimplente a partir de quantas taxas vencidas: Define a partir de quantas TXM vencidas o contrato passa a ter a situação ‘Inadimplente’
Pré-cancelados a partir de quantas taxas vencidas: Define a partir de quantas TXM vencidas o contrato passa a ter a situação ‘Pré-Cancelado’
Regra vencimento para calcular posição de cobrança –
- Considerar dia/mês/ano – Nesse caso, um dia após o vencimento da mensalidade a situação do contrato muda.
- Considerar mês/ano – Nesse caso a situação do contrato muda na virada do mês.
Carências
Quando Gerar Carência do Contrato?
- No cadastro do contrato – A partir da aprovação do contrato a carência passa a ser contabilizada
- No pagamento da primeira parcela, seja TXA ou TXM – A carência para a ser contada quando o cliente realizar o pagamento da primeira taxa.
- No pagamento da primeira TXM – A carência começa a diminuir quando o usuário pagar a primeira mensalidade.
Obs: Em todos os casos o contrato ao ser aprovado fica em Carência, o que é definido no parâmetro é a partir de qual momento essa carência começa a ser reduzida.
Prazo Mínimo Dias Carência do Plano: Período mínimo de carência para utilização do plano.
Carência funerária: Dias de carência para utilização de serviço funerário
Carência benefícios: Seria o período de carência para utilização de Benefícios incluídos no contrato para contratos novos.
Hoje o parâmetro não se aplica a guias de convênio, empréstimo de equipamentos ou carteirinha.
Carência funerária Inadimplente para Ativo (dias) – Contrato que esteve inadimplente ao realizar o pagamento volta a ter carência para funerária de quantos dias?
Carência benefício Inadimplente para Ativo (dias) – Contrato que esteve inadimplente ao realizar o pagamento volta a ter carência para benefícios de quantos dias?
Carência funerária Pré-cancelado para Ativo (dias) – Contrato que esteve Pre-Cancelado ao realizar o pagamento volta a ter carência para funerária de quantos dias?
Carência benefício Pré-cancelado para Ativo (dias) – Contrato que esteve Pre-Cancelado ao realizar o pagamento volta a ter carência para benefícios de quantos dias?
Carência para Empréstimo/Locação de Materiais Convalescente – Carência de quantos dias para Empréstimo/Locação de equipamentos
Ao reativar beneficiário falecido, gerar nova carência: O sistema possui um recurso que permite reativar um beneficiário anteriormente cancelado no contrato. Nesse caso gera-se nova carência?
Permite Aditivo
Carência Regra do Aditivo: Regra de Carência configurada na rotina 512
Carência funerária contrato ATIVO: Ao incluir um Aditivo em um contrato ativo qual o período de carência para a Funerária?
Carência Benefícios contrato ATIVO: Ao incluir um Aditivo em um contrato ativo qual o período de carência para os benefícios?
Cobrança de Cancelamento do Contrato
Se houver óbito pagar parcelas restantes do contrato: Será necessário quitar todas as TXM restantes no contrato para concluir o cancelamento)
Se NÃO houver óbito pagar parcelas restantes do contrato: Será necessário quitar todas as TXM restantes no contrato para concluir o cancelamento)
Por fórmula: Caso a sua regra não seja contemplada entre as opções acima, nossa equipe entra em ação. Contate-nos detalhando sua regra de negócio para que possamos analisar.
Suspensão de Contratos
Taxa anuidade: Quando é cobrada anuidade de contratos suspensos o valor é definido aqui.
Permite a Suspensão: Suspensão de cobrança de mensalidades do contrato.
Suspensão Automática: Após o contrato atingir uma quantidade X de parcelas as parcelas deixam de ser geradas até que um novo atendimento funerário seja registrado.
Qtd. taxas suspensão: Ao atingir essa quantidade de parcelas o contrato é automaticamente suspenso.
Cobrar anuidade de contratos suspensos: Define se deve ser cobrada anuidade de contratos suspensos.
Tem direito somente a uma suspensão: Só é permitida uma suspensão por contrato independente quantas parcelas forem pagas.
Possui limite de inclusão de beneficiário:
- Não possui limite – Pode incluir quantos dependentes e agregados for necessário
- Possui limite por Dependente – Ao atingir o limite de dependentes serão aceitos apenas novos Agregados
- Possui limite por Agregado – Ao atingir o limite não serão aceitos mais agregados no Plano
- Possui limite por ambos – Ao atingir o limite não serão mais aceitas novas inclusões no plano
Qtd. máxima de beneficiários: Aqui informe a quantidade máxima de dependente e/ou agregados que podem ser incluídos em um contrato de acordo com o informado no parâmetro anterior
Inclui com até: Quantidade máxima de taxas em atraso que um contrato pode ter para aceitar novos beneficiários.
CPF obrigatório: Indica que o campo será obrigatório no cadastro de Dependentes e Agregados do Contrato.
Data Nascimento obrigatória: Indica que o campo será obrigatório no cadastro de Dependentes e Agregados do Contrato.
Religião obrigatória: Indica que o campo será obrigatório no cadastro de Dependentes e Agregados do Contrato.
Cartão do usuário
Cobra cartão do Titular – Será gerada cobrança no valor configurado para cartão emitido para o titular do contrato
Cobra Primeira carteirinha dos beneficiários: Será gerada cobrança no valor configurado para cartão emitido para beneficiários contrato
Cobrar Carteirinha após a primeira emissão: Será gerada cobrança para emissão de Segunda via da carteirinha do usuário no valor configurado
Cartão de usuário S/Vencimento: Marcando essa opção o cartão do usuário é gerado sem a informação da data de validade ou vencimento
Dias vencimento: Período de validade do cartão em dias
Vendedor Obrigatório: Ao cadastrar um novo cartão para um beneficiário será obrigatório informar um vendedor para o cartão
Aceita gerar a partir de?: Quantidade máxima de taxas vencidas para emissão do cartão
Permite emissão de guias de convênio
Quantidade máxima de guias por mês: Quando um contrato atingir a quantidade máxima configurada o sistema irá bloquear emissão de novas guias. A contagem é zerada no primeiro dia do mês.
Transferência de Contratos
Transferir com até: Quantidade máxima de parcelas vencidas que um contrato pode ter para que seja permitida transferência
Cancelar contrato atual e gerar um novo? Em ambos os casos se mantém as informações dos dependentes do contrato –
-
- Sim – O Contrato vigente ficará na situação ‘Transferido’ e um novo contrato será gerado
- Não – Será mantido o contrato original apenas alterando os dados com as informações do Novo titular
Aceita Mudança de titularidade: Marcar essa opção se for permitido que o contrato seja transferido de um titular para outro
Transferido Sit. Inadimplente gerar taxa de adesão: Contratos inadimplentes no momento da transferência devem cobrar taxa de adesão do novo contrato
Transferido com óbito gerar taxa de adesão: Contratos com óbito devem cobrar taxa de adesão do novo contrato (Para contratos com prazo definido o sistema olha para o período contratual vigente)
Transferido Sit. Ativo gerar taxa de adesão: Contratos que estiverem ativos no momento da transferência devem cobrar taxa de adesão do novo contrato
Transferir parcelas vencidas para Novo Contrato: Se houverem parcelas em atraso elas serão transferidas para o novo contrato e novas parcelas serão geradas a partir da última. As parcelas do contrato anterior não contam como parcelas do novo contrato. O novo contrato começa a contar a partir da data do contrato, não é possível ‘obrigar’ o novo cliente a assumir parcelas de um contrato anterior que não era dele por esse motivo as parcelas do novo contrato só passam a contar a partir da Nova data do Novo Contrato
Transferir a parcela do mês vigente para o Novo contrato: A parcela do mês atual será transferida para o novo contrato e as novas parcelas serão geradas a partir do próximo mês. Os contratos com prazo definido ficarão com uma parcela ‘a mais’ pois a parcela do mês atual do contrato de origem não conta como uma parcela do novo contrato.
Carência funerária transf.contrato INADIMP.(dias):
Carência benefício transf.contrato INADIMP.(dias):
Carência funerária transf.contrato ATIVO.(dias):
Carência benefício transf. contrato ATIVO.(dias):
Permite Portabilidade
Isentar taxa de Adesão: Contratos de Portabilidade terão isenta a Taxa de adesão
Tem carência: Carência para contratos com portabilidade?
Quantidade Taxas para Aproveitamento: Configura a quantidade de taxas que serão aproveitadas observando a quantidade de taxas pagas pelo cliente no concorrente.
Aba OS/Atendimento ao cliente/Plano Cemiterial
Gerar Taxas após o falecimento de algum beneficiário: Gera taxas extra após o falecimento de um dos beneficiários do plano? Se sim:
Qtd. de parc. adicionais: Quantas taxas extras devem ser geradas após o falecimento de um dos beneficiários do plano
Gerar parcelas cumulativas: As taxas extra geradas são cumulativas as parcelas do contrato?
Benef.solteiro, c/certidão casamento tem cobertura: Planos que permitem apenas a inclusão de beneficiários ‘Filhos solteiros’, em caso de óbito do filho, constatando-se que é casado, qual a porcentagem de cobertura.
KM Máx: Km de remoção
(%)Taxa semas: Taxa exclusiva para clientes de Goiânia
Taxa de Serviço da Carência: Taxa configurada na rotina 512 que automatiza a cobrança da carência, lançando diretamente no financeiro da Ordem de serviço o valor a ser cobrado.
Marque as opções referentes às taxas que são cobertas pela cobertura que estamos configurando.
Cobertura para Taxa de Sepultamento
Cobertura para Taxa de Abertura
Cobertura para Taxa de Sepultamento
Cobertura para Taxa de Construção
Aba Termos/Modelos de documentos
Nessa aba informaremos os modelos de documentos a serem impressos em cada um dos processos listados. Sua empresa receberá os modelos para validarem e caso seja necessário customizar algum modelo entre em contato com nossa equipe.
Aba E-Commerce
É hora de mostrar seus planos para o mundo no portal de vendas. Detalhe as informações do seu plano, coloque imagem, valor, e anexe o modelo de contrato que deverá aparecer para os clientes que contratarem o plano pelo portal.
Aba Locação/ Empréstimo de equipamentos
Qtde. Máxima Locação/Empréstimo por mês: Define a quantidade máxima de empréstimo e ou locações por mês por contrato.
Bloquear no Cancelamento do Contrato: Se houver empréstimo/locação ativos o sistema bloqueia o cancelamento do contrato até que o equipamento seja devolvido
Bloquear no Transferência do Contrato: Se houver empréstimo/locação ativos o sistema bloqueia a Transferência do contrato até que o equipamento seja devolvido